Modelo de declaração de residência de terceiros

Declaração de Residência para Terceiros
Tópicos do artigo:

Procurando modelo de Declaração de Residência? Confira o modelo que disponibilizamos abaixo, elaborado por advogada, pronto para você usar. 1

Apresentar um comprovante de residência é uma situação muito comum, visto que é necessário esse tipo de comprovação para diversas questões, inclusive casos simples do dia-a-dia.  

Retirar um cartão de crédito, abrir uma conta de banco, iniciar uma ação judicial, são apenas alguns dos casos onde é necessária a apresentação deste documento. 

Contudo, é importante lembrar que nem sempre uma pessoa é proprietária de uma residência, apartamento ou qualquer tipo de imóvel, muitas vezes não possuindo sequer o nome em contas de energia, água, etc.  

É em situações como essa, onde é necessária a apresentação de um comprovante de residência que a declaração de residência de terceiros pode ser utilizada, pois, por meio dela o “morador” poderá comprovar que reside e, é domiciliado no endereço presente na declaração.  

A declaração de residência de terceiros deve apresentar sem exceção a assinatura do declarante, além do nome completo do declarante e do morador e o endereço do imóvel.  

Hoje disponibilizamos modelos de declaração de residência de terceiro para você usar como base sempre que for necessário.  

Já que você se interessou por esse conteúdo, você pode encontrar mais modelos de petições aqui.  


Modelo de declaração de residência de terceiros 

Modelo I:  

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA DE TERCEIRO 

Eu, … (coloque o nome do proprietário da residência aqui),  (nacionalidade), (estado civil), (profissão), com residência localizada em (coloque o endereço completo do proprietário da residência aqui, com CEP), na cidade de … (escreva o nome da cidade aqui) – (escreva o Estado aqui), possuindo como n.º de inscrição no seu Registro Geral de Identidade-RG(coloque o número do RG aqui), órgão expedidor (escreva o nome do órgão expedidor aqui), CPF n.º (coloque o número do CPF aqui), conforme necessidade do interessado (coloque o nome completo do terceiro que mora na residência), (nacionalidade), possuindo como RG n.º (escreva o n.º do RG aqui),  CPF n.º (coloque o n.º do CPF aqui), DECLARO por meio deste documento, com comprovante de residência em meu nome em anexo, com o objetivo de (coloque o objetivo da declaração aqui) – (Ex: provar para Coordenação da Universidade...)  que o (a) Sr. (a) (coloque o nome completo do interessado aqui) reside no endereço supracitado comigo. 

DECLARO ainda, por meio deste instrumento ser ciente que responderei criminalmente e nas demais esferas por qualquer informação falsa declarada.  

Desta forma, na data abaixo escrita, assino e DECLARO verdade em todas as informações presentes neste documento.  

(cidade), (dia) de (mês) de (ano).  

(assinatura do (a) declarante

___________________________________________ 

(escreva nome completo do (a)declarante aqui) 

CPF n.º (coloque o n.º do CPF do declarante aqui) 

Modelo II 

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA DE TERCEIRO 

Eu, (escreva o nome completo do proprietário da residência), (nacionalidade), com inscrição no Registro Geral de Identidade – RG n.º (coloque o número do RG aqui), órgão expedidor (escreva o órgão expedidor – Estado aqui), CPF n.º … (escreva o n.º do CPF aqui), DECLARO com a finalidade de (coloque a finalidade da declaração aqui) que o (a) Sr. (a) … (escreva o nome do terceiro que precisa da declaração de residência), (nacionalidade do terceiro), inscrito sob o RG n.º … (coloque o número do RG do terceiro aqui), CPF n.º (coloque o número do CPF do terceiro aqui), reside no endereço (coloque o endereço completo com CEP), (cidade) – (Estado), desde o ano de (coloque aqui o período de residência que o terceiro tem no endereço), demonstrando ter uma excelente conduta e boa índole.  

Tenho total e plena ciência de que as informações trazidas neste documento devem ser verdadeiras, bem como os documentos anexados, podendo ser responsabilizado em quaisquer searas cabíveis do direito, especialmente a criminal, por apresentação de documentação/ declaração falsa. 

DECLARO ainda, que ao elaborar este documento concordo com todas as informações trazidas nele, tendo total conhecimento de todos os dados aqui apresentados.  

(cidade), (dia) de (mês) de (ano).  

(assinatura do declarante) 

_________________________________________ 

(nome completo do declarante) 

CPF n.º ... (CPF do declarante)  

Modelo III 

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA DE TERCEIRO 

Dados do Declarante: 

Nome completo: (coloque o nome completo do declarante).  

Nacionalidade: (coloque aqui a nacionalidade do declarante). 

RG n.º: (número do RG do declarante aqui).                 CPF: (Coloque o n.º do CPF do declarante). 

Endereço do declarante: (coloque o endereço do declarante aqui).    CEP: (escreva o CEP aqui).  

Cidade: (coloque a cidade de residência do declarante aqui).   Estado: (Coloque o Estado da residência do declarante aqui).

Dados do Morador: 

Nome completo: (escreva o nome completo do terceiro).  

Nacionalidade: (escreva a nacionalidade do terceiro aqui).   

RG n.º: (coloque o n.º do RG do terceiro aqui)                        CPF n.º: (escreva o n.º do CPF aqui). 

Dados do documento comprovante de residência:  

Tipo de documento: (coloque aqui se o documento anexado é uma conta de água, energia, etc.).  

Mês/ano do documento: (coloque aqui o mês ou o ano do comprovante anexado).  

DECLARO, por meio deste documento que o (a) Sr. (a) (coloque o nome do morador aqui) é domiciliado e reside no endereço supracitado, desde o mês/ano de (coloque o mês/ano em que o morador começou a morar no endereço supracitado), tendo boa conduta e bom comportamento, sem apresentar nenhum comportamento grave ou perigoso, para fins de (coloque a finalidade da declaração aqui).  

DECLARO ainda, ter ciência de que as informações contidas neste documento  não podem conter nenhum teor falso,  sob consequências de sofrer penalidades de todas as searas do direito, especialmente a criminal, caso se apresente qualquer dado neste documento ou anexo falso, ou fraudulento.  

Declaro ter pleno e total conhecimento da elaboração deste documento e de ser verídica a assinatura abaixo apresentada.  

(cidade), (dia) de (mês) de (ano).  

(assinatura do declarante)                                                   (assinatura do terceiro

______________________________                    __________________________________ 
(nome completo do declarante)                                      (nome completo do terceiro

(CPF do declarante)                                                                       (CPF do terceiro

Modelo IV 

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA DE TERCEIRO 

Eu, (escreva o nome completo do declarante), (nacionalidade), (estado civil), residente e domiciliado no endereço (escreva aqui o endereço do declarante), (comprovante de endereço em anexo), com RG n.º (coloque o n.º do RG aqui), CPF n.º (escreva o n.º do CPF do declarante aqui), DECLARO por meio deste documento infra-assinado, com o objetivo de (coloque aqui o objetivo desta declaração), que o (a) Sr. (a) (escreva o nome do terceiro que reside no endereço aqui), (nacionalidade), (estado civil), RG n.º (escreva o número do RG do terceiro aqui), CPF n.º (escreva o número do CPF do terceiro aqui), é meu sobrinho (coloque o grau de parentesco aqui, caso exista algum) reside e, é domiciliado no endereço supracitado.  

DECLARO ter ciência de que todas as informações contidas neste documento devem ser verdadeiras, ciente ainda, de que qualquer informação falsa fornecida neste instrumento é passível de consequências em todas as searas do direito, principalmente criminal.  

DECLARO ter pleno conhecimento de todos os dados fornecidos nesta declaração e da elaboração deste documento, sendo verídica todas as informações nele trazidas.  

(cidade), (dia) de (mês) de (ano).  

(assinatura do declarante)                                      (assinatura do terceiro

______________________________           _______________________________ 
(nome completo do declarante)                 (nome completo do terceiro

(CPF do declarante)                                                      (CPF do terceiro


O que é uma declaração de residência para terceiro? 

É um documento utilizado em ocasiões onde um indivíduo precisa comprovar de maneira formal que uma determinada pessoa ou ele, reside em um endereço no qual não há nenhum tipo de comprovante de endereço (contas de energia, água, telefone, etc.) em seu nome.  

Quando preciso usar uma declaração de residência para terceiro? 

A declaração de residência de terceiro não é uma declaração muito difícil de ser requisitada, visto que o comprovante de endereço de alguém é solicitado em muitas situações.  

Ela deve ser utilizada sempre que alguém precisar comprovar que reside e, é domiciliado em determinado endereço onde não há nenhuma comprovação formal e nominal de que a pessoa se encontra morando naquele local.  

Informações que não podem faltar na sua declaração de residência para terceiros:  

Elaborar uma declaração de residência não tem muito segredo, ela é simples e rapidamente pode ser feita, mas é necessária bastante atenção no momento da sua criação para que não falte nenhuma informação.

Veja abaixo uma lista com informações que não podem faltar na sua declaração de residência de terceiros: 

  • Nome completo do declarante.  
  • Nome completo do terceiro/ morador. 
  • Número do CPF do declarante e do terceiro/Número do RG do declarante e do Terceiro (cópia dos documentos de ambos anexada). 
  • Assinatura do declarante.  
  • Comprovante de residência no nome do declarante 
  • Se necessário, autenticação do documento em cartório de Notas.  
  • Data da elaboração do documento.  
  • Objetivo da declaração (caso tenha um objetivo específico, como, por exemplo, a confirmação de residência de determinado estudante a reitoria da sua universidade).  
dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes: 

É preciso assinatura do proprietário da residência na declaração de residência para terceiros? 

A declaração de residência para terceiros para ser considerada um documento formal precisa apresentar algumas características e a assinatura do proprietário da residência, ou da pessoa que possui o comprovante de residência em seu nome é indispensável.  

Por esse motivo é necessário sim, que o documento esteja assinado pela pessoa que possui o comprovante de residência em seu nome.  

Qual o valor necessário para fazer uma declaração de residência de terceiro? 

A declaração de residência para terceiro pode ser elaborada por qualquer pessoa, inclusive o terceiro interessado.  

Sendo assim não é regra a necessidade de pagamento para a elaboração desta declaração, podendo ser necessário ou não o pagamento de algum valor dependendo de como acontecerá e quem realizará a sua elaboração.  

Nos casos onde é necessário acontecer a autenticação do documento em cartório é necessário a realização do pagamento de uma taxa especifica, instituída por cada cartório.  

Conclusão: 

Neste artigo trouxemos quatro modelos de declaração de residência de terceiro para você utilizar como base sempre que precisar, realizando as alterações que foram necessárias conforme o seu caso.  

Lembre-se de que as informações devem ser preenchidas de forma clara e verídicas, visto que qualquer informação falsa é passível de condenação inclusive criminal, por isso tenha bastante atenção no momento de preenchê-las.  

Não esqueça de juntar a declaração um comprovante de residência em nome do declarante, assim a comprovação acontecerá de maneira mais fácil.  

Caso precise da ajuda de um especialista ou tenha dúvidas a respeito deste tema, entre em contato conosco, estamos disponíveis para auxiliar na resolução de qualquer dúvida sobre o tema.  

IMPORTANTE: O Artigo acima foi escrito e revisado por nossos advogados. Ele tem função apenas informativa, e deve servir apenas como base de conhecimento. Sempre consulte um advogado para analisar seu caso concreto.

Compartilhe com os amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Autor(a):

Para você: 😉
Tópicos do artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Aviso de Privacidade
Nosso site utiliza Cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação e mostrar anúncios personalizados, conforme nossa Política de Privacidade.