05 Modelos de carta de recomendação: Profissional, genérico e mais.

MODELO DE CARTA DE RECOMENDAÇÃO
Tópicos do artigo:

Procurando uma carta de recomendação? Confira o modelo que disponibilizamos, feito por advogados, pronto para você usar. 1 

Por existirem tantos modelos e este ser um documento muito utilizado em diversas ocasiões, decidimos trazer abaixo alguns modelos de carta de recomendação para você poder tê-los como base para elaborar uma carta de recomendação adequada e de excelente qualidade.  

Você também pode encontrar mais modelos de petições aqui.


Modelo de Carta Recomendação Genérica 

(Cidade), (dia) de (mês) de (ano). 

O (a) Sr. (a) (nome completo do prestador de serviços, ex-funcionário) realizou serviços para mim no período de (coloque aqui a data de início da prestação de serviços e do final), desempenhando sua função de forma eficiência, pontual e demonstrando sempre bastante zelo, com uma admirável competência e ilibada conduta pessoal.  

Ademais, não apresentou nenhum problema ou dificuldade ao trabalhar em equipe, demonstrando cooperação e ser um bom profissional para trabalhar em conjunto.  

Dessa maneira, informo que o seu serviço foi realizado com excelência e que (nome completo da pessoa recomendada) é um profissional excepcional que cumpre com sua função respeitando inclusive os prazos de entrega.  

Sendo assim, é com total segurança que recomendamos sua contratação.  

Deixo claro, por meio deste documento ainda, minha disposição para sanar qualquer dúvida que possa existir sobre o (a) Sr. (a) (nome do recomendado), por meio dos canais de contatos relacionados abaixo: 

E-mail: (coloque aqui o e-mail da pessoa que escreveu a carta

Celular: (coloque aqui o número de celular da pessoa que escreveu a carta).  

Atenciosamente,  

Assinatura da pessoa que escreveu a carta 

____________________________________ 

(nome completo da pessoa que escreveu a carta


Modelo de carta recomendação Genérica para empresas 

Carta recomendação 

(cidade), (dia) de (mês) de (ano). 

(Nome da pessoa que está escrevendo a carta de recomendação) 

(cargo ocupado pela pessoa que escreve a carta recomendação) 

A quem interessar,  

Recomendo o (a) Sr. (a) (nome completo do recomendado) para desempenhar qualquer atividade relacionada (coloque aqui a função que foi desempenhada pelo profissional, ou sua a área de atuação profissional).  

O (nome do recomendado) trabalhou sob a minha supervisão (caso quem esteja escrevendo seja supervisor, do contrário, coloque assim “o (nome do (a) recomendado (a) trabalho comigo na função de …) na empresa (coloque aqui o nome da empresa).  

Ao laborar na empresa ele/ ela demonstrou ser capaz de desempenhar qualquer função relacionada a sua área de atuação, se destacando diversas vezes e demonstrando ser capaz de aprender rapidamente, além de ser um profissional íntegro, ético e de qualidade.  

Relato inclusive, um prazer trabalhar com este profissional, não apenas para mim, mas para toda a nossa equipe.  

Dessa maneira, tenho convicção de que (nome do recomendado) desempenhará qualquer atividade na sua empresa com excelência e maestria desde que elas estejam relacionadas ao (coloque aqui área de atuação do recomendado).  

Sendo assim, o recomendo para futuras oportunidades profissionais no setor em questão.  

Disponibilizo-me ainda para sanar qualquer dúvida ou conversar a respeito desse profissional excelente que é (nome do recomendado) através do seguinte número de telefone (coloque aqui o número de telefone) ou pelo seguinte e-mail (coloque aqui o e-mail).  

 Cordialmente,  

(assinatura da pessoa que está recomendando

_____________________________________ 

(Nome completo da pessoa que está recomendando)  

(Cargo da pessoa que está recomendando


Modelo de carta de recomendação profissional  

Cidadedia de mês de ano.  

De: (nome da pessoa ou empresa que fará a recomendação)  

O (a) (nome do (a) recomendado(a)) foi contratado (a), em (data da contratação), para exercer o cargo (ou função) de , função que desempenhou com eficácia e competência profissional.  

Dentre as responsabilidades do seu cargo, exerceu com primazia trabalho em equipe, sem gerar nenhum conflito com os demais colegas, destacando-se por compartilhar com os colegas, o seu conhecimento, sempre em busca do melhor para o crescimento profissional dos colaboradores da empresa, bem como, dos colaboradores de outros setores.  

Ademais, devemos evidenciar ainda o seu principal destaque (coloque aqui o destaque do contratado na empresa). Apresentou ainda uma postura excelente atuando de forma ágil e consciente nos momentos de pressão. (Caso o recomendado tenha desempenhado cargo de liderança, lembre-se de informar que ele desempenha um excelente papel de liderança, com patamar para cargos de chefia).  

Dessa forma, estamos cientes que ele (a), tem capacidade profissional de assumir qualquer responsabilidade que seja necessária para desempenhar qualquer função relacionada  a (coloque o cargo aqui), sendo um excelente componente para qualquer equipe, por tal motivo é nosso dever recomendá-lo a sua empresa.  

Sem mais delongas, agradecemos a atenção.   

Atenciosamente,   

(Assinatura do ex empregador)  

________________________________ 

(Nome completo do ex empregador)  

(cargo do ex empregador) 


Modelo de carta de recomendação acadêmica 

(cidade), (dia) de (mês) de (ano

(coloque aqui o nome do destinatário

(Coloque o nome do departamento para qual está sendo enviada está carta de recomendação

Estimado Sr. (a) (nome da pessoa para quem será entregue a carta de recomendação) 

Eu, (nome do professor que escreve a carta) , professor da (nome da instituição onde o professor leciona), escrevo a presente carta, para recomendar o (a) (nome completo do aluno recomendado) para o (coloque aqui o objetivo da recomendação, seja mestrado, trabalho, doutorado, etc.) da vossa instituição.  

O (nome do (a) aluno (a) ingressou na graduação de (coloque o nome do curso realizado pelo(a) aluno (a) no ano de (coloque o ano de ingresso do aluno na instituição em que o professor leciona), onde o conheci como professor de (coloque o nome da matéria que o professor ensina).  

Na oportunidade de seu (a) professor (a) tive o prazer de conviver com um aluno que demonstra grande interesse e dedicação em alcançar o que almeja, demonstrando ser competente e capaz de desempenhar qualquer atividade relacionada a área que almeja trabalhar.  

Ademais, ele (a) foi um excelente aluno, sempre agindo com respeito e participativamente nas aulas, pontual e assíduo nas aulas, além de obter um excelente aproveitamento em todas as avaliações referentes a matéria em que lecionei. 

Outro quesito de suma importância a respeito deste (a) aluno (a) é que ele (a) se destacou ao apresentar (coloque um trabalho, artigo, apresentação, que o aluno tenha se destacado na graduação) onde debateu importantes questões referentes a pesquisa realizada, trazendo ainda discussões para futuras pesquisas.  

Assim sendo, posso afirmar que este aluno é excelente e que sabe trabalhar na área escolhida para atuar. Sua habilidade em (cite alguma habilidade do aluno relacionada a sua profissão) é exatamente o que pode ser uma característica de sucesso presente em qualquer profissional de nossa área.  

Desta forma, faço a recomendação de que este (a) aluno (a) é um candidato excelente para a instituição e que deve ingressar na vaga que almeja.  

Caso deseje saber mais a respeito da experiência que tive ao trabalhar com (coloque o nome do aluno aqui) disponibilizo meus contatos a seguir e me coloco a disposição para sanar qualquer dúvida.  
telefone de contato: (coloque o telefone de contato aqui

E-mail de contato: (coloque o e-mail de contato do professor aqui

Atenciosamente,  

(Assinatura do professor) 

________________________________________ 

(Nome completo do professor

(Nome da instituição em que o professor trabalha


Modelo de carta de recomendação de colega de trabalho 

(Cidade), (dia) de (mês) de (ano) 

(Nome da empresa para qual será enviada a recomendação) 

(Nome do setor para qual será enviada está carta) 

(Nome da pessoa responsável pelo setor que receberá o documento) 

Prezado Sr. (a),  

Tenho o prazer de escrever o presente documento para recomendar o sr. (a) (nome completo do recomendado), inscrito sob o CPF nº e RG nº, que tive o imenso júbilo de trabalhar na empresa (nome da empresa) durante o período (coloque aqui o período de trabalho), onde pude observar o seu excelente desempenho ao executar a função de (coloque a função desempenhada pelo profissional em seu antigo trabalho), podendo assim, afirmar que ele é uma pessoa que é apresenta grandes diferenças nos trabalhos realizados em equipe.  

O (a) Sr. (a) possui um caráter admirável, além de ser pontual e de realizar as tarefas lhe ordenadas no prazo correto, demonstrando uma grande dedicação em apresentar sempre o melhor.  

Ademais, ele tem uma característica de liderança indispensável para qualquer cargo de chefia e consegue conquistar excelentes resultados.  

Posso afirmar ainda, que foi de extrema importância o período em que ele trabalhou conosco, pois seus ensinamentos foram de tamanha valia que os utilizo até hoje, já que o mesmo trouxe sempre soluções benéficas para as situações da empresa, tendo um relacionamento interpessoal admirável e buscando sempre apaziguar as discussões que surgiam no ambiente de trabalho.  

Executar o meu trabalho ao lado do Sr. (a) (nome do recomendado) foi um prazer, e é por esse motivo que o recomendo para o cargo de (cargo que o recomendado deseja ocupar) na sua empresa, pois ele será um diferencial na sua equipe, já que ele é extremamente comprometido em executar o seu trabalho, além de ser uma pessoa de muita valia.  

Disponibilizo-me ainda para que o (a) senhor (a) possa conversar comigo a respeito do (a) candidato (a) por meio do meu número de telefone (coloque aqui o número de telefone da pessoa que escreve a carta) ou ainda pelo meu e-mail, se assim preferir, (coloque o e-mail aqui).  

Cordialmente,  

(assinatura do colega de trabalho do local anterior

___________________________________________ 

(nome completo do colega de trabalho anterior

(cargo e empresa  do colega de trabalho


Tipos de carta de recomendação: 

É costume ouvirmos falar de carta de recomendação e associa-la sempre a alguma experiência trabalhista já vivida, porém é importante saber que existem diversos modelos de recomendações e que este instrumento é elaborado conforme a necessidade da solicitação.  

Para lhe ajudar a conhecer melhor o assunto, trouxemos abaixo os principais tipos de carta de recomendação que você pode encontrar.  

Recomendação profissional 

Esse é o modelo mais conhecido, já que é muito comum utilizá-lo, esse tipo de documento é utilizado para demonstrar o perfil do trabalho realizado pelo profissional no período em que estava na determinada empresa. Ele descreve inclusive aptidões observadas no dia a dia, além de mencionar como era o comportamento do profissional em equipe.  

Ele pode ser elaborado ṕor qualquer gerente, supervisor ou outra pessoa da equipe.  

Recomendação de colega de trabalho 

Esse tipo de carta também costuma ser muito utilizado, já que ao possuir um documento com essa função escrito por um colega é possível detalhar características que um superior não tenha observado, além de ser uma excelente forma de demonstrar um pouco mais do lado humano do profissional.  

Recomendação acadêmica 

Se você procurou um emprego, ou participará de alguma espécie de entrevista em busca de uma vaga e lhe pediram uma carta de recomendação, está é uma excelente opção, principalmente se você não possui nenhuma experiência anterior.  

Esse documento vai possuir informações a respeito da sua postura como estudante, trazendo pontos relevantes do seu desempenho acadêmico, por isso é importante que ele seja elaborado por um professor ou coordenador do curso.  

Recomendação genérica 

Esse documento é excelente para ser usado quando não há muita descrição do que deve conter na carta, sendo indispensável que ela traga os motivos que levaram a recomendação acontecer, o período em que foram realizados serviços a determinada pessoa, ou no caso de ser algum colega de trabalho, o período que você trabalhou junto a ele, além disso, deve conter referências da sua forma de atuação no trabalho em equipe e o contato da pessoa que recomendou.  

Ademais é imprescindível que nesse documento esteja especificado o tipo de cargo que a pessoa que escreveu a carta de recomendação ocupa. 

Ela é um modelo mais impessoal, que não traz grandes detalhamentos das habilidades ou competências que o ex-empregado possui.  

dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes:

O que é uma carta de recomendação? 

Quando alguém deseja ingressar no mercado de trabalho e está em busca de oportunidades de emprego, ou busca uma vaga em um doutorado, se depara na maioria das vezes com o pedido de uma carta recomendação, este documento é uma excelente maneira de comprovar o que foi descrito em um curriculum.  

A carta recomendação é um registro que pode ter informações acadêmicas ou relacionadas ao trabalho, relatando habilidades de uma determinada pessoa, além do modo como ela age no dia a dia de uma determinada empresa.  

Quem pode fazer uma carta de recomendação? 

É a comprovação de uma determinada qualidade de uma pessoa, ou de um conjunto de qualidades ao desempenhar uma atividade específica, por esse motivo é necessário observar qual a intenção do uso da carta recomendação, já que ela pode ser realizada por diferentes tipos de profissionais.  

Este documento pode ser elaborado por qualquer pessoa que você tenha realizado algum tipo de serviço autônomo, por colegas de trabalho, supervisores, gerentes, RH dos seus trabalhos antigos, assim como também é possível utilizar uma carta recomendação dos professores da sua faculdade ou da sua pós-graduação demonstrando assim, que você possui um diferencial para concorrer em um mercado de trabalho que cada dia possui um número maior de candidatos, ou ainda para ocupar uma vaga em um mestrado ou doutorado. 

Como conseguir uma carta de recomendação? 

Utilizar ou possuir uma carta recomendação não é uma regra obrigatória para quem deseja preencher uma vaga, mas para consegui-la não é difícil, é necessário apenas você ter desempenhado um bom trabalho no seu antigo emprego ou ter demonstrado aptidões e bom desempenho no ambiente acadêmico.  

A carta recomendação é entregue na maioria das vezes ao ex-funcionário quando ele é demitido sem justa-causa do seu antigo trabalho, já que ela é uma excelente forma de conseguir pontos no momento de distribuir o seu curriculum.  

Nos casos em que não é entregue por livre vontade do antigo empregador, o ex-funcionário pode realizar o pedido a sua antiga empresa. Já quando se trata de uma carta de recomendação acadêmica ela deve ser elaborada por um professor ou pela instituição, por esse motivo o pedido deve ser feito para a instituição ou diretamente ao professor.  

Quando devo usar uma carta de recomendação? 

Não há uma regra que estabeleça o momento correto para usar a carta de recomendação, mas ela é imprescindível quando é mencionada como um dos requisitos para a vaga, ou quando ela requerida pelo possível novo empregador, ou pelo responsável por realizar as entrevistas para preenchimento de vagas acadêmicas.  

Conclusão: 

Neste artigo trouxemos diferentes modelos de cartas de recomendação para servir como base para você. É imprescindível lembrarmos que cada situação requer um modelo diferente a ser utilizado e que você deve elaborar com muita atenção sua carta de recomendação para não colocar nenhum dado incorreto.  

Ademais, é muito importante o documento trazer o contato da pessoa que o escreve, para que caso necessário a pessoa que o receba possa entrar em contato e tirar qualquer dúvida.  

Os modelos aqui disponibilizados são apenas exemplos para você elaborar a sua própria carta de recomendação, sendo assim, você é livre para realizar qualquer alteração que achar pertinente para a situação em que você a utilizará.  

Caso preciso de um advogado especialista para lhe ajudar com esse assunto, entre em contato conosco.  

IMPORTANTE: O Artigo acima foi escrito e revisado pela nossa equipe. Ele tem função apenas informativa, e deve servir apenas como base de conhecimento. Sempre consulte um advogado para analisar seu caso concreto.

Compartilhe com os amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *